terça-feira, 31 de janeiro de 2012

De volta para minha terra

Na manha do ultimo sábado em companhia de meu pai Assis e de uma tia Salete que reside em Brasilia tive a oportunidade de voltar ao sitio onde vivi ate os nove anos de idade.

E pude constata o abandono a terra, ao longo do caminho passei pela Solidade de Naldo, Galba, Nero e muitos outros e pude perceber que varias casas estão fechadas ou praticamente abandonadas.

Casas onde famílias tradicionais de Caraúbas viveram por vários e produtivos anos, terras férteis que estão cobertas pela jurema,arvores nativas da região, uma terra que poderia esta ocupada e produzindo.

Estive...como diz o cantor Flavio Jose " na casa que vovô morou e que meu pai herdou"...mais que não passou para mim.

Pude também conhecer uma granja que vem produzindo na comunidade do Belem, Sinval e Casinha do Belem e filhos vem mesmo diante das dificuldades mantando a tradição de produzi na roça alimentos mais saudáveis.

Passei também na parede do açude da fazenda Maristela entre o Belem e o Riacho da porta...parede bastante estreita.

A mais de trinta anos não ia  na terra onde passei os primeiros anos de minha vida ,no açude onde plantei capim para o gado e tomei banhos, e vi que do mesmo apenas um pequeno barreiro restou.

Fotos.

























Um comentário:

Catarina Assis disse...

Vendo essas fotos e lendo a reportagem tive uma imensa saudade de quando residia ai e meu ex marido me levou para conhecer onde ele nasceu e a casa que seu pai construiu o estimado João Valeriano pai de Maria Wuilma,Wurandir e Wubines Tavares visinhas no tempo de LOPES VIEIRA. Saudades! Catarina Assis,Olinda PE.

,