terça-feira, 2 de julho de 2013

LECA GURGEL, MINISTRA PALESTRA NO X CURSO DE CUIDADORES DE IDOSOS

O Assistente Social Leca Gurgel participou na semana que passou do X Curso de Cuidadores de Idosos no Auditório do Supermercado CARREFOUR da Zona Norte de Natal, promovido pelo SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar, antigo PID – Programa de Internação Domiciliar, ligado ao Hospital José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina), no qual o mesmo trabalha como assistente social, tendo como objetivo orientar familiares e interessados nos cuidados de pessoas idosas e portadores de necessidades especiais, tendo como público alvo a comunidade em geral.

O SAD tem o objetivo de oferecer assistência domiciliar aos idosos doentes e com alguma dependência funcional e aos portadores de doenças crônicas e terminais que podem receber alta hospitalar precocemente, desde que recebam acompanhamento de uma equipe multiprofissional visando diminuir as complicações por internações prolongadas e reinternações.

O tema abordado por Leca Gurgel, como Assistente Social, foi sobre a Lei 10.741 (popularmente conhecida como Estatuto do Idoso), de 1º de outubro de 2003, que passou à vigorar 90 dias após sua promulgação ou seja, no dia 1º de janeiro de 2004.

A Lei 10.741 ou Estatuto do Idoso é de autoria do então Deputado Federal Paulo Paim, do Partido dos Trabalhadores – PT – do Rio Grande do Sul (hoje Senador) e sancionada na época pelo então Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva.

O Estatuto do Idoso é destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos (Art.1º).

Nenhum comentário: