segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

II URSAP TRAÇA ESTRATÉGIAS PARA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA A (H1N1).



A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) está ultimando os preparativos para a estratégia de enfrentamento contra a influenza A (H1N1). Um dos principais pilares dessa estratégia será a vacinação para públicos prioritários em quatro etapas, que acontecerá entre 08 de março a 07 de maio.
Segundo a coordenadora do Programa Regional de Imunização da II Ursap, Milene Pinto Rosado, o objetivo da ação é manter os serviços de saúde funcionando envolvidos na resposta a pandemia e reduzir a morbimortalidade associada à influenza A (H1N1). A intenção é evitar que as pessoas adoeçam, bem como a ocorrência de óbitos.
“A influenza A H1N1 é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus Influenza A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza, assim como a gripe comum, é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas”, informa a coordenadora, enfermeira Milene Pinto Rosado.
Na primeira etapa da vacinação, de 08 a 19 de março, serão vacinadas trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais da vigilância epidemiológica.
Na segunda etapa, de 22 de março a 02 de abril, grávidas em qualquer período da gestação, crianças na faixa etária de seis meses até menores de dois anos e pessoas com doenças crônicas (diabetes, obesidade, doenças respiratórias e doenças cardiovasculares).
No período de 05 a 23 de abril, o público-alvo será a população de 20 a 29 anos.
Por último, no período de 24 de abril a 07 de maio, serão vacinados idosos com doença respiratória crônica, asmáticos, diabéticos, cirrose, pacientes com doença renal, pacientes com hipertensão arterial pulmonar e portadores de cardiopatias.
A meta é imunizar 80% da população alvo.

Nenhum comentário: