segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SAÚDE PÚBLICA É BEM AVALIADA PELO MINISTÉRIO DEVIDO BONS INDICADORES



A Saúde Pública do município foi bem avaliada em vários aspectos dos seus indicadores através do Ministério da Saúde, o que provocou contato da assessoria da editoria da revista do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) com o Secretário Giovanni Nobre e através de uma longa entrevista anunciou que no próximo número sairá uma matéria especial sobre o trabalho de saúde pública desenvolvido em nosso município pela atual administração. “Esta avaliação e outras que as demais secretarias estão realizando conosco, comprova que temos uma boa aprovação administrativa”, comenta o prefeito Ademar Ferreira(PSB).
Em Caraúbas estão em andamento a implantação do CAPS (Centro de Atenção Psico-Social) e a instalação de 2 academias populares (ao Ar livre), ambos já aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde e viabilizados pela iniciativa de Secretaria Em Caraúbas estão em andamento a implantação do CAPS (Centro de Atenção Psico-Social) e a instalação de 2 academias populares (ao Ar livre), ambos já aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde e viabilizados por iniciativa do prefeito Ademar Ferreira e total empenho da Secretaria Municipal de Saúde.
Outro projeto em andamento são as academias populares ao ar livre como parte integrante do Projeto Bem Viver Caraúbas, o qual foi elaborado pela equipe da SMS e novembro de 2009, aprovado no mês seguinte e está com recursos já em conta específica do município para a execução de diversas ações.

ATENDIMENTO MÓVEL

A Secretaria Municipal com recursos conveniados adquiriu uma Unidade Móvel de Saúde com o objetivo de levar o atendimento médico e odontológico aos mais distantes lugarejos da zona rural onde não existe uma unidade básica de saúde.
Após traçar cronograma de atendimento já foram iniciados os primeiros atendimentos. Foram realizados atendimentos de enfermagem, consultas médicas, exames de prevenção e atendimentos odontológicos.
O critério para atendimento com a unidade móvel será o número de famílias na comunidade, distância, e a inexistência de unidade de saúde em tal localidade.
A comunidade de São Braz foi a primeira dentre muitas comunidades rurais que serão contempladas com o atendimento da unidade Móvel médica-odontológica.

Nos dias 10 e 11 está previsto o mesmo atendimento, agora na comunidade de Santo Antônio. Serão realizados atendimentos rotativos.
O atendimento na localidade de São Braz, provocou uma satisfação muito grande por parte da comunidade, sendo que alguns moradores já compareceram à Secretaria Municipal de Saúde para declarar a satisfação em receber tal ação.
O PSE, Programa Saúde na Escola, de grande sucesso em 2009, será retomado em 2010 com as mesmas atividades já realizadas e com surpresas na melhoria da qualidade da assistência à saúde dos nossos escolares e com diversos trabalhos de promoção à saúde. Para este ano, a unidade móvel será uma parceira importante neste programa.
Em breve estará em ação o Programa de Calazar, que visa combater o mal em Cães e ainda a transmissão deste, o que ocasiona a Leishmaniose visceral em humanos. Através deste programa, todos os cães da cidade serão submetidos a uma coleta de sangue para exame laboratorial, o qual, em caso positivo, determinaria a autorização para sacrificar o animal. O bairro Leandro Bezerra será contemplado com mais uma equipe de saúde bucal a partir de março, ampliando este tipo de atendimento.

SAÚDE DA FAMÍLIA

É importante salientar que as equipes dos PSFs (08), estão todas com médico (09), enfermeiro, auxiliar de enfermagem e equipe de Saúde bucal completas, contemplando 100 % das áreas. É importante divulgar a informação de que alguns PSFs chegam a cobrir até 14 comunidades, como é o caso do PSF Mirandas. Nestes, existem cronogramas de atendimentos de acordo com o número de famílias de cada localidade, priorizando mais visitas naquelas mais populosas.

Caraúbas, 08 de fevereiro de 2010
Assessoria de Comunicação e Marketing
Contatos: 9972.7695/8716.8826/3337.2263

Nenhum comentário: