terça-feira, 22 de junho de 2010

Prefeitura abre inscrições para nova turma de pedreiros em Janduís


A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) abriu inscrições para novo curso de pedreiro, na cidade de Janduís. Serão trinta novos pedreiros de alvenaria, qualificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). As aulas começam no próximo dia 12 de juho.

O convênio foi firmado entre a Prefeitura de Janduís, a Casa da Família e o SENAI. No cronograma, estão previstas aulas práticas e teóricas com seis horas por dia de treinamento profissional.

O curso pretende tornar os participantes aptos a realizarem as operações relacionadas com a execução dos diversos tipos de alvenaria tais como: marcar e executar fundações e baldrames, construir paredes de alvenaria com armações, assentar caixas de portas, janelas e combogós, chapiscar e rebocar.

O conteúdo programático inclui ainda: princípios básicos de qualidade total, ética, cidadania, meio-ambiente e segurança no trabalho; fundamentos sobre educação ambiental; sobre o ofício de pedreiro e relações humanas; produtividade e desperdício na construção civil; ferramentas utilizadas; conhecimentos básicos de matemática e metrologia; tecnologia de cimento; leitura e interpretação de projetos; níveis de aprumar; preparo e uso da argamassa; marcação da escavação; execução das fundações e os diversos tipos de alvenaria com amarrações, dentre outros ensinamentos.

A realização de várias obras vem garantindo o desenvolvimento do Município. Hoje, Janduís conta com três empresas no setor de construção civil que, além de vencerem licitações dentro da cidade, já realizam obras nas cidades de Jucurutu, Apodi e Caraúbas.

A ascensão do setor vem garantindo geração de emprego e renda para várias famílias janduienses e ainda estimula o comércio local. Empresários de vários setores apontam que a grande quantidade de obras faz com que o comércio cresça, pois há mais famílias empregadas e o dinheiro circula dentro da cidade.

Nenhum comentário: