sexta-feira, 25 de abril de 2008

Globo produz matéria sobre Mossoró Cidade Junina


Uma equipe da Rede Globo de Televisão, regional Nordeste, com sede em Recife (PE), está em fase de produção de uma matéria especial sobre o Mossoró Cidade Junina. A matéria será gravada no sábado e no domingo, em locais e horários a serem definidos, e destacará a parte cultural do evento, no caso o espetáculo teatral Chuva de Bala.
"Será uma ótima oportunidade de divulgarmos o Cidade Junina para o Nordeste e para o país", diz a produtora do Chuva de Bala, Toinha Lopes, acrescentando que a reportagem terá a participação de atores do elenco do espetáculo, edição 2008, e também reprisará cenas da apresentação do ano passado.
O Cidade Junina, já consagrado como um dos principais eventos do gênero do Nordeste, desperta a atenção da mídia nacional, como é o caso da Rede Globo. A festa, contudo, não se limita à parte junina, sendo complementada por um leque de atividades culturais.
"É um evento diferente, que mistura a tradição junina com os aspectos culturais do cotidiano mossoroense", diz a produtora Toinha Lopes, citando o Chuva de Bala, espetáculo teatral que este ano terá elenco composto de 70 atores da terra, todos oriundos de Mossoró, como exemplo de diversidade cultural.
ENSAIOS
A Rede Globo aproveita as filmagens do fim de semana para gravar cenas dos ensaios do Chuva de Bala, sob o comando do novo diretor do espetáculo, Eliezer Rolim. Os ensaios, em conjunto com oficinas de atores, definem o elenco, que este ano terá alterações de personagens, em comparação a 2007. O espetáculo tem estréia prevista para o dia 12 de junho.

Fonte: Gazeta do Oeste

Um comentário:

Unknown disse...

RECEITA FINLANDESA - No país primeiro colocado no Pisa, os professores têm formação de qualidade e reconhecimento

Satisfação vem com prestígio

O apoio da sociedade aos educadores está diminuindo. É o que sente um terço dos professores brasileiros, segundo a pesquisa NOVA ESCOLA e Ibope. Isso acaba afetando seu bem-estar e seu desempenho em sala de aula. "A progressiva desqualificação e o não-reconhecimento social potencializam o sofrimento dos docentes", assinala Mary Yale Rodrigues Neves, da Universidade Federal da Paraíba. Quando se fala em valorização social, o sentido não deve ser apenas retórico, o que inclui homenagens e discursos em favor do Magistério. Essa é a opinião de Inês Teixeira, da UFMG: "A valorização tem de ser real. Profissional reconhecido é aquele que dispõe de boas condições de exercer sua função no dia-a- dia, salário compatível com o que se espera dele e políticas públicas que cuidem de sua formação e sua saúde".

A Finlândia, o país com a melhor Educação do mundo segundo o Pisa, avaliação feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, é um lugar em que a carreira docente está entre as mais concorridas e desfruta de grande prestígio. Lá, as principais apostas do sistema educacional são um currículo amplo e a formação docente. "A escola é o reflexo da sociedade na qual está inserida", conclui Inês Teixeira.