terça-feira, 3 de março de 2015

Samu de Mossoró completa 10 anos de atendimento à população

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa nesta terça-feira, 3, 10 anos de atuação em Mossoró. Só em 2014, o setor realizou 23.550 atendimentos, número superior ao do ano de 2013, quando o SAMU contabilizou 16.703 atendimentos.
O número de ambulâncias também aumentou durante este período. Saltou de quatro para sete, sendo duas de suporte avançado, quatro de suporte básico e mais duas de reserva. Atualmente, o Samu conta com um efetivo de 120 funcionários e atende à população 24h.
No local onde funciona a estrutura tem a sala de regulação, onde há cinco servidores, sendo um médico. Este último profissional presta serviço de esclarecimento à população, dando orientações e realizando os encaminhamentos para o serviço ir até o usuário, caso seja necessário.
Tanto a zona rural quanto a zona urbana de Mossoró é contemplada com os atendimentos do Samu. A perspectiva é a de que o setor seja contemplado com mais duas ambulâncias até o mês de julho, expandindo o serviço aos usuários.
Há também dois serviços importantes: o Samuzinho, que atende recém-nascidos e leva orientações a escolas de ensino fundamental, e o Núcleo de Educação em Urgência de Mossoró (NEU), que realiza palestras e capacitações para servidores da saúde.
Uma das metas da Secretaria Municipal de Saúde é a de regionalizar o serviço, beneficiando outros municípios com atendimento e angariando mais recursos, tendo como sede Mossoró.
No dia 26 deste mês, os funcionários farão uma programação especial para comemorar os 10 anos de funcionamento na segunda maior cidade do Estado. “Os números mostram o aumento do número de atendimentos em Mossoró. Ficamos felizes e temos muito o que comemorar, já que cobrimos 100% da cidade e temos efetivo de viaturas e funcionários suficientes para atendermos à população. É um serviço rápido, humanizado e imprescindível para a saúde pública”, comemora Gliano Carlos, diretor da Samu.
A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, declara que a administração municipal tem feito esforços para melhorar o serviço. “Temos tido uma atenção especial para melhorar o atendimento de urgência e emergência na região. Isso vai desde a valorização dos profissionais, viaturas modernas e confortáveis e atendimento ágil até a reestruturação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Recentemente, recebemos mais uma ambulância e deveremos receber do Ministério da Saúde mais duas para ampliarmos o atendimento”, destaca.

Nenhum comentário: