quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PROLETRAMENTO E PROINFANTIL GARANTEM FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM JANDUÍS.


Projetos educacionais objetivam a formação dos professores e aplicação de práticas pedagógicas modernas nas salas de aula.

Em Janduís, a educação é vista como prioridade pelo Governo Municipal. Nesse sentido, a Administração vem garantindo todas as condições para que o profissional da educação seja valorizado e, consequentemente, transmita essa mesma valorização para o alunado.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto lançou dois importantes projetos educacionais com o objetivo de formar e capacitar profissionais do setor de educação em Janduís. Com os projetos de Formação Continuada, Proletramento e o Proinfantil, será possível dar um salto de qualidade nas práticas pedagógicas criando um ambiente propício adequado para a melhora nos índices educacionais.

Cácio Santos, secretário municipal de Educação, explicou os dois projetos que estão sendo implantados em Janduís.

O Proinfantil é a formação inicial de cinco professores que têm ensino médio e com o projeto passam a se enquadrar na modalidade normal, de acordo com as exigências da Lei de Diretrizes Básicas. Estão sendo contemplados no Proinfantil três professores da zona rural e dois da zona urbana.

O tutor do Proinfantil é o professor Valdécio Fernandes Rocha. Esses professores irão participar de aulas presenciais e semipresenciais, amparados por todo um acompanhamento metodológico onde será observada a prática pedagógica a fim de garantir a capacitação eficaz desses profissionais.

Já o Proletramento trabalha matemática, com o professor Iure Coutre, e linguagem escrita, com a professora Maria de Fátima. Participam do projeto 23 profissionais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

Foram montadas duas turmas que participarão de encontros com esses profissonais para estudos nas áreas específicas de matemática e linguagem escrita, onde serão apresentadas atividades e novas metodologias de ensino.

Tanto o Proinfantil como o Proletramento são programas gerados através das demandas do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação.

"DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO PASSA SOBRETUDO PELO FORTALECIMENTO DA NOSSA EDUCAÇÃO"

Afirmação do prefeito Salomão Gurgel reforça trabalho que vem sendo desenvolvido pela Administração no sentido de priorizar setor educacional

A aula inaugural do Proletramento e do Proinfantil foi realizada no salão de eventos da Escola Municipal Professor Leonel Cícero, contando com a presença do prefeito Salomão Gurgel, secretários e coordenadores municipais, bem como dos profissionais contemplados com os dois programas.

Para Cácio Santos, os programas têm como princípios básicos a formação dos professores, gerando melhoria da educação como um todo, já que essas novas práticas pedagógicas serão trabalhadas diretamente com os estudantes. "São projetos essenciais para a melhora dos nossos índices educacionais. A formação desses professores vai garantir o desenvolvimento da nossa educação com a aplicação de práticas pedagógicas modernas", destacou.

O prefeito Salomão Gurgel, que participou da aula inaugural, reforçou o trabalho que está sendo realizado no Município no sentido de valorizar e formar profissionais da educação. "Estamos fazendo todo um trabalho voltado para o conhecimento. Esses cursos estão vindo para Janduís graças a demandas identificadas no Plano de Ações Articuladas da Educação. Portanto, são essenciais para melhorar as práticas dos nossos professores e o aprendizado dos nossos alunos", assinalou.

Esse esforço para melhorar os índices educacionais pretende formar cidadãos mais conscientes garantindo o desenvolvimento do Município. Para o prefeito, esse fortalecimento passa sobretudo pela melhora da educação como um todo. “Nosso trabalho é cotidiano. Garantindo o piso salarial do magistério, condições de trabalho e formação para os professores e criando um ambiente propício para que o aluno possa estudar e, assim, ter mais oportunidades na vida e contribuir para o fortalecimento do nosso Município”, finalizou o prefeito de Janduís.

Nenhum comentário: