quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Meteorologistas prevêem chuvas acima da média para o RN


O ano de 2008 será de chuvas acima da média para o Rio Grande do Norte. A previsão foi divulgada no final da manhã desta quinta-feira (21) durante o encerramento da III Reunião de Análise Climática para o Semi-árido Nordestino, que reuniu em Natal meteorologistas de toda a região. Segundo os especialistas, a tendência é de que o período chuvoso comece entre o final deste mês e o início de março, com a ocorrência de chuvas normais e acima da média em grande parte do território potiguar.
A previsão climática é de que as chuvas que serão registradas entre os meses de março e maio sejam suficientes para a recuperação satisfatória das reservas hídricas dos açudes do Estado, que foram prejudicadas em 2007 pela queda entre 15% e 20% do volume de chuvas. “Todos os modelos de previsão climática indicam um bom inverno no Estado”, afirma o pesquisador Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
Os especialistas advertem, porém, que não está descartada a possibilidade de vernanicos (curtos períodos sem chuvas) comuns à região. A exemplo de anos anteriores, a maior incidência de chuvas deverá ocorrer nas regiões Oeste e Seridó. No entanto, todos os levantamentos apontam para um volume de chuvas superior ao que foi registrado no último ano.

Nenhum comentário: