segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Justiça Eleitoral vai iniciar revisão com dados biométricos em 1º de dezembro.

Juíza Ilná Rosado Motta e o chefe do Cartório Eleitoral de Caraúbas, checam os últimos detalhes para o início do recadastramento eleitoral biométrico.


O município foi escolhido juntamente com outros cinco municípios do Estado do Rio Grande do Norte, num sistema de amostragem, para ter nas próximas eleições uma votação eleitoral totalmente informatizada e mais moderna. É o Sistema Biométrico de votação que consiste na emissão de um título diferente e com mais informações do eleitor, um espécie de documento único, onde terá a foto do eleitor e para ter acesso à urna de votação terá que colocar a sua impressão digital.
A revisão eleitoral terá início em 1º de dezembro de 2009, estendendo-se até 9 de janeiro de 2010, com suspensão dos trabalhos prevista somente para os dias 24 a 26 e 31 de dezembro de 2009, e, ainda, 1º a 3 de janeiro de 2010, com horário de atendimento ao público das 8 às 18h, de segunda-feira a sábado, de acordo com o calendário e local de atendimento será no auditório da ATOS, na praça São Sebastião, antigo prédio do BANDERN.
Segundo informações colhidas junto a Rogério Torres, chefe do Cartório Eleitoral de Caraúbas, para o recadastramento é obrigatório o comparecimentos de todos os eleitores do município, até mesmo os que já estão com a idade fora da obrigatoriedade de votar acima de 70 anos, sob pena de ficar com o título eleitoral cancelado.
Os documentos exigidos para o recadastramento eleitoral, segundo Rogério Torres, são o CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência, este item ainda necessitando esclarecer melhor e conduzir o próprio título. Caso tenha perdido ou extraviado das últimas eleições realizadas, mesmo assim é preciso fazer o recadastramento. A foto será feita na hora da revisão de cada eleitor.
Cada um dos municípios que foram sorteados para o recadastramento está recebendo Kits de Informática, com Notebook, Sacaner digital e máquina fotográfica. Todos os dados vão ser consolidados, checados, e atualizados.
No mês de setembro deste ano, o desembargador Expedito Ferreira de Souza esteve em Caraúbas numa visita oficial ao prefeito Ademar Ferreira da Silva e às autoridades que constituem o Poder Judiciário, Juíza Ilná Rosado Motta, Promotor Flávio Côrte e demais serventuários da justiça eleitoral. Na oportunidade ficou decidido que para a realização do recadastramento Biométrico Eleitoral teria a parceria e apoio do Poder Executivo.
Foram cedidos funcionários oficialmente e todo o apoio logístico para a realização da revisai eleitoral em Caraúbas.

Segundo Rogério Torres chefe do Cartório Eleitoral de Caraúbas, em 2007 o município tinha cadastrado 16.500 eleitores. Após este ano foram cancelados 1.300 títulos eleitorais.
Atualmente uma previsão do mês de outubro, segundo Rogério, é que Caraúbas tenha um eleitorado de 15.200 eleitores. “A justiça quer realizar um recadastramento sério e com critérios rígidos. Não importa quantidade e sim a veracidade das informações que o eleitor fornecer à Justiça Eleitoral,”, avisa a Juíza da Comarca, Ilná Rosado Motta.
A nova sistemática é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que até 2018, tem a intenção de que o novo sistema esteja em perfeito funcionamento em todo o Brasil.

Nenhum comentário: