terça-feira, 10 de novembro de 2009

Morre Nazareno Martins, o criador do "Bom dia, Mossoró"

O dia em Mossoró amanheceu sem uma saudação comum aos ouvintes do rádio mossoroense. Calou-se o locutor Nazareno Martins. A saudação "Bom Dia Mossoró" utilizada para abrir o seu programa diário na FM Abolição vai ficar na saudade de todos que o admirava.

Nazareno Martins morreu na madrugada de hoje, 10, vítima de um infarto do miocárdio. Segundo informações de familiares o radialista chegou a ser atendido em caráter de urgência em sua residência na Rua Marechal Deodoro, no bairro Paredões. Duas equipes do Samu se mantiveram no local por mais de uma hora na tentativa de reanimar o radialista, mas não obtiveram sucesso. Nazareno Martins morreu dentro da ambulância a caminho do hospital. Seu corpo está sendo velado em sua residência. O sepultamento está marcado para acontecer amanhã, no cemitério São Sebastião, por volta das 8 da manhã.

Para o colega de trabalho J. Belmont a perda de Nazareno Martins é irreparável. "Essa foi notícia mais triste que já tive que divulgar no meu blog. Acordei hoje recebendo essa triste informação. A minha história com Nazareno foi de muita cumplicidade. Nós nos ajudamos muito no início da nossa carreira no rádio. Tenho lembranças muito boas dos shows que fazíamos nos bairros, na minha carreira política. Nazareno representava para mim um filho, um grande amigo. Tenho certeza que os ouvintes do rádio mossoroense vão sentir muita saudades do seu Bom dia Mossoró", relembrou emocionado o amigo e responsável por dar-lhe a primeira oportunidade no rádio.

A morte de Nazareno Martisn se configura como a segunda grande perda do radialismo mossoroense este ano. Há exatos dois meses, faleceu vítima de câncer no pâncreas, o também radialista Edmilson Lucena.

Nazareno Martins - Trajetória de uma vida

Nascido em uma família humilde, composta por 4 irmãos, Nazareno foi considerado um dos apresentadores de programa popular da cidade com o maior índice de audiência.

A sua simplicidade e o seu ponto de vista polêmico fizeram a diferença. O comunicador costumava se definir como um representante do povo e se destacava em fazer apelos à sociedade para ajudar às famílias necessitadas. "Sou uma pessoa que gosto de cumprir com meus deveres, gosto de ajudar ao próximo. Não concordo com coisas erradas sob hipótese nenhuma. Defendo as minhas opiniões com toda veemência.

Aquilo que eu acho certo é certo. Quando acho que tenho que me posicionar contra acontece a mesma coisa", declarava aos quatro cantos. Alguns achavam que o estilo que produzia no rádio tinha interesses de algum cargo político. Quando indagado sobre o assunto era enfático. "Quando faço um apelo social para ajudar uma família necessitada, primeiro eu me desprendo de qualquer tipo de política, o trabalho está acima de qualquer política, ao mesmo tempo fica registrada a minha forma de protesto não a nível só de prefeitura como também de governo do Estado que poderia dá atenção àquela questão", dizia o radialista.

A sua carreira de radialista começou em 1974, quando Nazareno Martins iniciou um curso de Comunicação e Expressão no Senac, de como falar em público, que durou cerca de 6 meses.

O seu maior desafio dentro da carreira de rádio, foi iniciar a radiofonia apresentando, na praça Gentil Ferreira, em Natal, um comício do senador da época Radir Pereira.

A prova maior de sua dedicação está registrada no pequeno número de faltas no trabalho. Segundo ele, um dos maiores incentivos que encontrava para continuar na profissão era ouvir as pessoas lhe reconhecendo nas ruas e pedindo para que mandasse um alô para eles, sinal de que são ouvintes assíduos.

Nazareno passou pelas emissoras Tapuyo, Libertadora. FM Resistência (93FM) e se FM Abolição (95FM), onde mantinha programa matutino.


FONTE - CORREIO DA TARDE.

Nenhum comentário: