segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pesquisa : 65% podem votar em indicado por Lula

A pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana trouxe ontem detalhes da sondagem que mostram a relevância do poder de transferência de voto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a candidata do PT, escolhida por ele para sua sucessão, Dilma Rousseff.

Em pesquisa estimulada, os pesquisadores perguntaram se o eleitor “Votaria no candidato apoiado por Lula”, sem mencionar Dilma. Pelos dados, 38% disseram que “sim”, outros 27% disseram “talvez” – o que eleva o potencial de transferência do voto em 65%, somando-se os dois itens, no mais positivo dos cenários para a candidata do PT.

Outros 27% disseram que “Não” votariam no candidato indicado por Lula; 5% não sabem, e 3% deram “Outras respostas”.


PT x PSDB


Ainda de acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados que declararam voto em Dilma na pesquisa estimulada já haviam dado seu voto à candidata petista na sondagem espontânea. Outros 31% dos entrevistados que escolheram José Serra (PSDB) na estimulada já haviam ditado voto no tucano na espontânea.

A pesquisa mostrou ainda José Serra dez pontos à frente de Dilma na estimulada: 38% contra 28%. Já na espontânea, a petista saiu na frente: 13% contra 12% do tucano.

O Datafolha ouviu 2.600 eleitores entre os dias 15 e 16 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha também divulgou os números de intenção de voto para o pré-candidato do PSB à Presidência, o deputado federal Ciro Gomes, e a candidata do PV, a senadora Marina Silva. Pela primeira vez a verde passou o socialista: 10% contra 9% de Ciro, na estimulada. Na sondagem espontânea (quando os candidatos não são citados), Marina ainda leva a melhor. Aparece com 2 pontos, contra um de Ciro Gomes.

FONTE - JORNAL DO BRASIL.

Nenhum comentário: