domingo, 1 de maio de 2011

Dia do Trabalhador.


Mensagem da Professora Ozenilda, da comunidade de São Geraldo, Caraúbas.

Hoje,1° de maio - Dia do Trabalho!

Ex.ma Governadora,Ex.mo Prefeito,Sou educadora, amo minha profissão!Bem que poderíamos neste domingo, Feriado Nacional estar comemorando num espaço de lazer com minha família,mas nosso salário não permite.Entro no site do SINTE/RN e leio com muita tristeza a manchete “GREVE- Trabalhadores em educação do Estado deflagram greve”.

Isso é uma vergonha!!Não para nós Professores e Professoras porque há décadas estamos lutando por melhores condições dignas para exercer nossa profissão.

Vergonha é sabermos que temos a Lei n° 11.738,de 16/7/2008,que nos assegura o Piso Salarial Profissional Nacional e ainda não estar em vigor totalmente.

Em nome da categoria de professores, gostaria que os senhores sempre lembrassem de que somos uma classe que realizamos nosso trabalho com dignidade e ajudamos muitos servidores de outras secretarias e instituições que ficam em seus gabinetes confortáveis a por em prática os seus Projetos... Lembrando que eles ganham muito mais que nós, simples educadores.

É através dos nossos esforços que fazemos muitos projetos fluírem do papel para prática. São trabalhos que extrapolam as paredes da sala de aula, são realizados com sacrifícios e com sucesso, mas sem arrancar verbas absurdas dos cofres do Estado e ou da Prefeitura. Muitas vezes ficamos no anonimato.

É através da nossa humilde profissão de baixo prestígio social que motivamos crianças e jovens a serem sujeitos pensantes, agentes multiplicadores. Seja em casa,escolas,bairros,cidades...País.

É a nossa missão formar cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e deveres.Um exemplo recente,mostrado nos blogs do nosso município,o Projeto”Todos contra a DENGUE”, nosso trabalho coletivo mostrou centenas de crianças e jovens nas ruas,conscientizando a população em prol do bem estar de todos do nosso município.

Lembrem-se!Não se faz escola de qualidade, se o professor não estiver motivado. Valorizem os Professores, façam nosso Piso Salarial acontecer, é nosso direito!!

Abraços da professorinha!

2 comentários:

Escola Sebastião Gurgel disse...

Muito bem, colega Ozenilda você faz uma excelente explanação sobre os nossos direitos.Professor sem incentivo, não pode incentivar.
Sua colega SUELY.

Jara Cândida disse...

Parabéns Ozenilda, belo texto! Concordo com você em número, gênero e grau.
E digo mais, é humanamente impossível formar cidadãos para o bem quando se tem uma categoria como a do Professor sendo tratada sem o menor respeito, principalmente às Leis que se conquista com tanto suor. Dói mais ainda em saber que elas são assim tratadas por uma categoria que faz suas próprias Leis e as aplicam no momento que bem lhes convier. Sem ética, remorso e compaixão dos que ficam para trás.
Está na hora de parar de brincar com a EDUCAÇÃO senhores gestores. Talvez se assim os fizer, possamos um dia comemorar o DIA DO TRABALHADOR com DIGNIDADE.

E nada de professorinha, você é uma PROFESSORONA.

Abraços da amiga Jara Fernandes