sexta-feira, 9 de março de 2012

Como fazer um bom currículo na hora de pleitear vaga no mercado


O Currículo Vitae é um documento que reúne informações pessoais de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, sendo essencial para a seleção de um profissional a uma vaga de emprego.


O currículo busca demonstrar as qualificações, competências e habilidades do profissional. Para tanto, é preciso ser simples e direto, a fim de ficar mais fácil de encontrar um emprego e facilitar a vida do avaliador.

COMO ELABORAR UM CURRICULO


ESTRUTURA

Somente uma página para demonstrar poder de síntese e objetividade. Use fontes Calibri, Times New Roman ou Arial corpo 11, 12 ou 13. E evite negrito ou itálico.


DADOS PESSOAIS

Nome completo, idade, endereço, dois telefones e e-mail. Números de documentos não devem ser colocados. Blogs e portfólios on-line devem ser incluídos apenas se bem elaborados e com clara motivação profissional. Perfis em redes sociais corporativas podem ser incluídos.



EXPERIÊNCIA

Períodos nos quais trabalhou e nome das empresas, pontue algumas das atividades realizadas. Profissionais com mais experiência devem focar projetos desenvolvidos ou dos quais participou, descrever como auxiliou no crescimento da empresa, se possível com indicadores.


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Apenas coloque os nomes das instituições e as datas de conclusão dos cursos de nível superior. Se não tiver esse tipo de graduação, coloque apenas o nível de ensino que tem e se o completou ou não. Recém-formados podem incluir o trabalho de conclusão de curso.


INFORMÁTICA

Informe as ferramentas e o nível de conhecimento de cada uma.


IDIOMAS

Coloque apenas a língua e nível de conhecimento. Instituição de ensino é irrelevante. A exceção são cursos no exterior.


OBJETIVO

Deve ser o mais claro possível e conter exatamente qual cargo a pessoa deseja ocupar na empresa. É recomendável colocar apenas uma área de atuação, ou optar por termos genéricos, como área administrativa.


CURSOS

Esqueça cursos de desenvolvimento pessoal, como culturais e hobbies, e priorize apenas aqueles relacionados à área almejada.

Nenhum comentário: