segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Ate amanha as chuvas devem continuar na região oeste.

10944

De acordo com o Climatempo o mês de novembro começou com uma grande mudança no tempo sobre o Nordeste. Ao contrário dos dias secos, ensolarados e muito quentes, o céu se encheu de nuvens, a chuva caiu forte em vários locais e ocorreram até trovões e raios em áreas que não costumam ter estes fenômenos nesta época do ano. Foi o que ocorreu na região de Maceió, capital de Alagoas e sobre o Ceará. Historicamente, o mês de novembro é mês de seca no Ceará e na maioria das áreas do Estado, a média de chuva não supera 20 mm.  Situação parecida ocorre também sobre o Rio Grande do Norte, a Paraíba, o Pernambuco.

As imagens de satélite mostram as nuvens muito carregadas (manchas vermelhas) que cresceram sobre áreas do Nordeste. Estas nuvens provocaram a chuva forte e os raios. O que mudou foi a circulação dos ventos nos níveis mais elevados da atmosfera, em torno de 10 km de altura. Desde a sexta-feira, os ventos começaram a apresentar uma movimento horário até que se fecharam num círculo, girando no sentido dos ponteiros dos relógios na costa da a Bahia e formaram o VCAN, um vórtice ciclônico de altos níveis. 

Quando isto acontece, na parte mais externa desta circulação formam-se bandas de nuvens carregadas que provocam a chuva. Este vórtice deve se afastar da costa do Nordeste durante a terça-feira, o que vai fazer diminuir a nebulosidade e a chuva sobre a Região. Embora tenha até chovido forte no domingo, a chuva não foi generalizada e nem suficiente para reverter o quadro de seca do Nordeste.  Normalmente, a chuva só começa a voltar freqüente em janeiro.

Fonte - Clima Tempo.

Nenhum comentário: