sábado, 30 de novembro de 2013

Parabéns Jornalista Francisco Costa.

.

Hoje sábado (30/11/2013) está comemorando mais um ano de vida, o competente radialista, jornalista e funcionário público FRANCISCO CANINDÉ COSTA, popularmente conhecida nos meios da comunicação como Chico Costa, o site Icém Caraúbas vem a público parabenizar este importante homem da comunicação caraubense, para não dizer de todo o estado.


Um pouco da sua História e trajetória profissional do Jornalista Chico Costa:
Aos 21 anos de idade após morar em Natal onde concluía uma etapa da sua trajetória estudantil e passou fome na Casa do Estudante, retornava à Caraúbas sua terça - berço, o popular Chico de Romão.

Neste mesmo ano, 1977, Chico de Romão foi convidado pelo professor Francisco Fernandes Praxedes-Fernandinho- então diretor da Escola Estadual Sebastião Gurgel para lecionar como Professor Autorizado. No dia 14 de fevereiro de 1977, Chico de Romão tinha sua carteira assinada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Em agosto do ano seguinte 1978, Chico de Romão casava-se pela primeira vez e deste casamento resultou 4 filhos, Watsandrei, João Paulo,  Cíndia Lara e Costa Filho,  razões maiores da sua vida.Já tem dois netos: Sávio Costa e Gustavo Henrique, também filhos por estimação.

No ano de 1982, ainda lecionando na Sebastião Gurgel, o diretor da escola professor Francisco Praxedes –Fernandinho- assume a direção da Centenário Comunicação LTDA - Rádio Centenário de Caraúbas- que convidou entre outros aprendizes da comunicação o Chico de Romão para ser funcionário da empresa de comunicação, isto se aprovado nos testes preliminares cujo professor foi Cláudio Amaral.

Ao seu lado o renomado profissional do Rádio Norte-Nordeste Cláudio Amaral da Rádio Sociedade da Bahia, teve delegada a missão pelos proprietários da Rádio, Elias Fernandes e Sílvio Torquato, de selecionar profissionais que fossem testados, recebessem noções básicos de comunicação radiofônica  e depois em 1º de outubro de 1982, assumissem a  programação oficial da Rádio Centenário de Caraúbas-AM.

Foi então Cláudio Amaral que tornou Francisco Canindé Costa ou Chico de Romão no Chico Costa.

Após quase uma década de comunicação na Rádio Centenário, Chico Costa resolveu conhecer novos campos de trabalho e já enveredando pelo mundo da comunicação escrita, além de comunicador de Rádio, foi residir em Mossoró e lá trabalhou nos seguintes órgãos de comunicação:

Em Mossoró iniciou trabalhando na Rádio Tapuyo de Mossoró- Apresentador do Jornal da Manhã e noticiosos de hora em hora e diretor de Redação.

  • Redator de Notícias do Interior do Jornal O Mossoroense
  • Assessor de Imprensa da Associação dos Municípios da Região de Mossoró e Médio Oeste Potiguar (AMOS).
  • Responsável pela Pauta das Notícias de Mossoró e região Oeste da Sucursal da TV Ponta Negra.
  • Repórter e membro de Redação da Rádio Difusora de Mossoró.
  • Colunista do Jornal Correio da Tarde.
  • Colunista do SITE OINFORME-
  • Integrante da Redação da Rádio Libertadora Mossoroense e co-apresentador do Programa Político Sala de Redação.
  • Repórter e Redator do Jornal Gazeta do Oeste, coordenando por seis meses a sucursal do Jornal em Pau dos Ferros e região do Alto Oeste e em seguida Vale do Assu.
  • Ao lado do Jornalista, advogado e Poeta Crispiniano Neto, editou o Suplemento pioneiro no Estado, Gazeta Rural, encartado no Jornal Gazeta do Oeste.  
  • ·         Integrante da Assecom (Assessoria de Comunicação) do Governo do Estado-Gestão Garibaldi Filho em Mossoró
  • ·         Coordenador da Assessoria de Comunicação da IIª Unidade Regional de Saúde Pública (IIª URSAP).
  • Atualmente Assessor de Comunicação de Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva em Caraúbas e da Prefeitura Municipal de Caraúbas.

Entre outra atividades profissionais que realizou na cidade de Mossoró com maestria.

Fonte - Icem Caraúbas - Gidel Morais.

Nenhum comentário: