segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Manaus tem maior ponte estaiada sobre rio do país

Ao lado de Lula, Dilma inaugura em Manaus segunda maior ponte estaiada do mundo.

   A convite da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi à Manaus, capital do Amazonas, acompanhar a inauguração da Ponte Rio Negro, que liga a capital à cidade de Iranduba. A via elevada tem 3.595 metros de extensão e é a segunda maior do mundo entre as pontes estaiadas construídas sobre um rio.

De acordo com o governo federal, a ponte é considerada a maior estaiada do Brasil em águas fluviais, com trechos de 400 metros com cabos suspensos. Com investimento de R$ 1,099 bilhão (R$ 586 milhões do BNDES e 513 milhões do governo estadual), a Ponte Rio Negro vai integrar a Região Metropolitana de Manaus com as outras regiões como Purus e Médio e Alto Solimões.

A expectativa é de que a nova obra gere uma série de melhorias para a região, tais como a facilitação do escoamento de produção e transporte de pessoas, além do desenvolvimento socioeconômico do interior. Além disso, está prevista a instalação de 5,5 km de cabos de fibra ótica, o que viabilizará o acesso à internet banda larga pela população do outro lado do Rio Negro.

A região apresenta dificuldades para escoar a produção de suas atividades econômicas como o extrativismo, a piscicultura, a produção de hortaliças, a agropecuária, o pólo de cerâmica e turismo. A área beneficiada pela construção da ponte possui ainda potencial para a construção naval, extrativismo de juta e malva e avicultura.

FONTE  - R7.COM 

Nenhum comentário: