sábado, 23 de junho de 2012

Wilma vice em Natal, projeta Carlos Eduardo como candidato ao Governo em 2014



Com a decisão da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) de se candidatar a vice-prefeito na chapa do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), a dupla inverte a chapa que saiu vitoriosa das eleições de 2000. Quem se lembra daquele momento também há de se lembrar que foi a vitória de Wilma que garantiu a sua ascensão ao Governo do Estado em 2002. Estaríamos vendo, novamente, um cenário ser montado de igual modo?

Especulação

Ora, caro leitor, não há como não se especular algo do gênero. Senão, vejamos: caso seja eleito no primeiro turno, como se espera, Carlos Eduardo passa a ser o segundo maior eleitor do Rio Grande do Norte, atrás apenas da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que se manterá nesta posição enquanto estive no comando do Estado. Assim, ele se projeta com todas as forças para ser o candidato a governador do sistema oposicionista em 2014, especialmente devido ao desgaste vivido pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e pela falta de candidatos de peso para o Governo nesta disputa.

Nomes

Quem acredita que Wil-ma terá condições de chegar a 2014 com chances de ser governadora? Como vice-prefeita de Natal? Pouco provável. Mais ainda: quem acredita em Iberê? Esse é carta fora do baralho. O vice-governador Robinson Faria (PSD) tem potencial, porém a sua força política vai ser medida agora em 2012. Se conseguir manter uma boa base, pode até sonhar com a candidatura. Porém, teria de estar muito forte para poder fazer frente a Carlos Eduardo Alves.

Primos

É bom lembrar que se trata de um Alves e que ele tem dois primos fortíssimos e que têm independência política: trata-se de ninguém menos do que o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB), e do líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB). Estaria aí o cenário perfeito para a família voltar ao poder no Estado: um Alves forte e candidato em 2014. Do jeito que Rosalba vai, alguém acredita que os dois permaneceriam aliados da governadora ou reforçariam o palanque do primo forte?

Histórias

Por fim, é bom lembrar que Carlos Eduardo vai seguindo carreira política muito parecida com a de Wilma. Foi do céu ao inferno quando deixou a prefeitura em dificuldades, depois se candidatou ao Governo e ficou apenas em terceiro lugar, amargando este resultado também na capital. O mesmo aconteceu com Wil-ma em 1994, quando ela disputou o Governo e ficou em posição pífia.

Hoje

No momento atual, Carlos Eduardo é franco favorito a vencer a disputa em Natal — como Wilma era em 2000. E ele pode ser candidato ao Governo depois de uma administração contestada, como foi a segunda de Garibaldi, continuada de forma bisonha por Fernando Freire. A história se repete. Resta a Carlos Eduardo garantir que não seja uma farsa.

Finalizando

É bom lembrar que quando foi candidata ao Governo em 2002, Wilma entregou a prefeitura de graça a Carlos Eduardo. O mesmo se repetirá agora? Muito provável.

FONTE - PEDRO CARLOS.

Nenhum comentário: