terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mulheres trabalhadoras rurais de Apodi vão ter acesso ao projeto Útero é vida 2010‏


Mulheres trabalhadoras rurais de Apodi vão ter acesso ao projeto Útero é vida 2010‏

Cerca de 200 mulheres trabalhadoras rurais do município de Apodi serão atendidas com ações de cidadania e exames um convênio firmado entre a Prefeitura do Apodi via Secretarias de Saúde, Agricultura, Sindicato Rural de Apodi, Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

A parceria foi firmada na semana passada quando a prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), acompanhada do secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira e o presidente do Sindicato Rural de Apodi, Antonio Evandir de Souza, se reuniram com o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, para, juntos, discutirem a promoção de mais uma edição do projeto Útero é Vida 2010.

Na ocasião, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, lembrou o sucesso das edições passadas e firmou parceria para as edições deste ano, que serão desenvolvidas em oito municípios do Rio Grande do Norte. São eles: Jucurutu, Ipanguaçu, Apodi, Serra Negra do Norte, Lajes, Santo Antonio, Mossoró e Patu.“Todas as regiões, com foco nesses municípios, terão as visitas do projeto, que é uma responsabilidade social da Faern/Senar para com os produtores rurais e suas famílias”, explicou José Vieira.

Segundo a prefeita, Goreti Silveira Pinto, em Apodi o projeto será executado no mês de setembro na região da Chapada, contemplando as mulheres trabalhadoras rurais do Distrito Rural de Gois e comunidades adjacentes.

O projeto Útero é Vida é uma iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que visa levar para as mulheres do campo exames preventivos contra o câncer no colo do útero. Um projeto de sucesso nacional que desenvolve, também, a auto-estima da mulher, pois ao fim dos encontros ocorre a distribuição de kits de beleza para essas produtoras.

“Aqui no Rio Grande do Norte, nós da Faern/Senar temos a meta de promover oito programas em 2010. Os exames contribuirão para uma melhor prevenção por parte das mulheres. Fora isso, elas ainda vão passar por um dia de beleza, com manicure e cortes de cabelo”, ressaltou Vieira.

Inclusão digital em Apodi – Na oportunidade da reunião, o presidente do sindicato rural de Apodi, Antonio Evandi, recebeu a boa notícia da Faern/Senar: A sede do sindicato irá receber 10 computadores para serem incluídos no programa de inclusão digital rural. “Fico muito feliz com essa notícia. Agora os produtores da região poderão se atualizar em novas técnicas e aprimorar seus conhecimentos”, finalizou Evandi.

Nenhum comentário: