quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Paróquia de São Sebastião de Caraúbas Comemora 152 anos



Nesta quarta-feira, 1º de setembro, a Paróquia de São Sebastião completa 152 anos de evangelização, no município de Caraúbas/RN.
Numa data tão importante, não poderia deixar de acontecer uma programação bastante especial, que contou com a presença marcante da comunidade católica caraubense.
Programação
08h-Ofício da Imaculada Conceição
11h-Contemplação dos Mistérios do Terço
19h- Missa Solene em Ação de Graças pelos 152 anos de criação da Paróquia de São Sebastião em Caraúbas/RN (1858 - 2010), que aconteceu no Pátio da Igreja Matriz de São Sebastião.
Fiéis e devotos de São Sebastião da cidade e da zona rural vieram prestigiar o momento importante de religiosidade da comunidade católica
Um Pouco da História da Paróquia de São Sebastião
Depois de terem iniciado a construção da Igreja Matriz, os caraubenses ficaram interessados pela possibilidade de se criar a paróquia de São Sebastião do povoado de Caraúbas. Obtiveram logo o apoio das autoridades eclesiásticas que fizeram relatórios e declarações explicando ao poder legislativo da província do Recife as necessidades de se criar esta.
Manoel Jácome afirma que: “Recebendo a representação dos habitantes de Caraúbas, acompanhados dos documentos mencionados, a Assembléia Legislativa da Província do Recife que os submete à apreciação das Comissões de Estatísticas, Eclesiásticas e de Justiça. Essas comissões eram constituídas pelos Deputados: Pe. Francisco de Paula Soares da Câmara, Dr. Firmino José Doria, Dr. Francisco Xavier Pereira de Brito, Srs. Joaquim Bernardo de Sá Barreto e João Crisóstomo Bezerra Cavalcante de Albuquerque, que, aos 03 dias do mês de agosto do ano de 1858, apresentaram um projeto elevando a categoria de Matriz a Capela de São Sebastião do povoado de Caraúbas, da freguesia do Apodi.
Projeto esse que fora aprovado imediatamente, e a 1º de setembro daquele mesmo ano o Dr. Antonio Marcelino Nunes Gonçalves, Presidente da província, sancionava o aludido projeto que, convertido em lei, tomou número 408. Estava deste modo, concretizada a justa e legitima aspiração do povo de Caraúbas”.
Na atualidade a festa maior da Paróquia de São Sebastião é a festa em homenagem ao santo padroeiro, que ocorre no period de 10 a 20, com uma intensa programação religiosa e ao mesmo tempo uma programação social que acontece na praça dos festejos, localizada no marco divisório entre o centro da cidade e o populoso bairro Leandro Bezerra.
|Atualmente a paróquia é administrasda pelo padre Gerônimo Dantas Pereira, sendo auxiliado por ceminaristas, diáconos e equips de pastorais que auxiliam o vigário em todas as paróquias do município, na cidade e na zona rural, num processo de evangelização muito forte. A movimentação proquiana e religiosa se intensifica nas fstas dos vários padroeiros dos bairros da cidade e comunidades rurais, durante todo o ano.

Caraúbas, 1º de Setembro de 2010
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: 3337.2227/9922.6922/9988.9803

Nenhum comentário: