quarta-feira, 13 de julho de 2011

Novos Conselheiros Tutelares são empossados pela prefeita Fafá Rosado em Mossoro.


Na manhã desta quarta-feira (13/07), a Prefeita Fafá Rosado empossou os novos Conselheiros Tutelares das 33ª. e 34ª. zonas eleitorais de Mossoró. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado e contou com a participação de diversas autoridades locais, convidados, crianças e adolescentes atendidos pelo ProJovem e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Além da posse, outro fato importante foi comemorado na cerimônia: o 21º. Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A mesa da solenidade foi composta pela prefeita Fafá Rosado, além do Deputado Estadual Leonardo Nogueira, Vereadores Cláudia Regina e Layre Neto, secretário da Cidadania Francisco Carlos, gerente do Desenvolvimento Social Fernanda Kallyne, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) Mirna Aparecida e pela aluna do ProJovem Ana Gabriely, que representou todos os atendidos pelos programas sociais no município.

O ato foi iniciado com a apresentação cultural das crianças do PETI São Manoel. Em seguida, Arnon Dutra, o Conselheiro mais votado das duas zonas, fez o juramento, prometendo “defender, manter e cumprir o ECA e toda legislação em vigor, honrando o cargo que me foi confiado democraticamente pela sociedade mossoroense”. Após a leitura do Termo de Posse, a prefeita Fafá Rosado acompanhada por Mirna Aparecida, entregou as portarias e os diplomas para os novos membros dos Conselhos Tutelares.

A presidente do COMDICA agradeceu a todos os envolvidos nos preparativos e execução das eleições, que levaram mais de três meses. “Hoje é um dia de alegria para todos nós que acreditamos nos direitos da criança e do adolescente. Não só pela posse dos Conselheiros, mas também pelo aniversário do ECA. Bom seria se não fosse necessária a existência da lei para assegurar esses direitos. Mas nós acreditamos no Estatuto e estamos aqui para disseminá-lo e garantir seu cumprimento”, afirmou Mirna.


A Prefeita encerrou os pronunciamentos falando sobre esse momento importante pra toda sociedade mossoroense. “A juventude é uma das prioridades da nossa gestão. Isso pode ser comprovado pelos trabalhos realizados pelas Secretarias e Gerências do município, que sempre dão atenção especial a esse público. É nosso dever assegurar uma infância digna aos nossos cidadãos e os frutos desse trabalho serão colhidos no futuro”, assegurou Fafá Rosado. Em seguida ela convidou os novos Conselheiros Tutelares a unirem forças ao governo municipal para lutarem juntos pela prática do Estatuto e sensibilização da sociedade a respeito da lei. A solenidade foi encerrada com um jogral sobre o ECA, realizado pelas crianças atendidas pelo PETI Barrocas.

Os titulares dos Conselhos Tutelares foram eleitos no dia 03 de julho. Mais de sete mil pessoas compareceram as urnas e elegeram cinco titulares e cinco suplentes, que atuarão pelos próximos três anos (junho de 2011 a junho de 2014). Arnon Dutra, Antônia de Fátima, Josias Silva, Ítalo Mikael e Nicácia Natália foram eleitos pela 33ª. zona. Já Umberiana Maniçoba, Lúcia Maria, Isabelle Cristiny, Marileide Morais e Flávio Roberto foram escolhidos pelos eleitores da 34ª zona eleitoral.

Nenhum comentário: