terça-feira, 12 de julho de 2011

Prefeita Fafá Rosado empossa novos Conselheiros Tutelares




A prefeita Fafá Rosado participará do evento, ao lado do Secretário da Cidadania Francisco Carlos, da gerente do Desenvolvimento Social Fernanda Kallyne e da Presidente do COMDICA, Mirna Aparecida.

Além deles, representantes de instituições ligadas ao segmento da criança e do adolescente e convidados estarão presentes no ato.

As eleições para os representantes da 33ª. e 34ª. zonas eleitorais dos Conselhos Tutelares da cidade aconteceram no dia 03 de julho, e tiveram grande êxito. Mais de sete mil eleitores foram às urnas e participaram do processo. Vinte candidatos disputaram os cargos, sendo eleitos cinco titulares e cinco suplentes para cada zona eleitoral.

Ao titulares escolhidos para a 33ª. zona eleitoral foram Arnon Dutra, com 807 votos; Antônia de Fátima com 725; Josias Silva com 625; Ítalo Mikael com 548 votos e Nicácia Natália com 533. Já na 34ª. zona, os cinco eleitos foram Umberiana Maniçoba com 677 votos; Lúcia Maria com 502; Isabelle Cristiny com 442, Marileide Morais com 442 e Flávio Roberto com 389 votos.

Mirna Aparecida explica que o Conselho Tutelar tem a função de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e buscar melhorias no atendimento a esse público. Os conselheiros tutelares têm o dever em harmonia com a comunidade que o elegeu, respeitando e zelando as diretrizes por ela emanadas.

Estatuto da Criança e do Adolescente – O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990 e regulamenta os direitos da criança e do adolescente. Segundo a norma, a criança e o adolescente devem ter asseguradas todas as oportunidades e facilidades para que apresentem desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de dignidade e liberdade. É dever da família, da sociedade em geral e do poder público assegurar a efetivação de todos os direitos relacionados à vida desse grupo.

Nenhum comentário: