segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Secretário reordena Educação e viu Concurso Público sem necessidade.




O professor Ivanildo Gomes e equipe numa organização administrativa e com base nos resultados da sua ida à Brasília semana que passou, aperfeiçoou o quadro do magistério.











Secretário do Desenvolvimento da Educação promete iniciar o ano letivo normal e sem necessidade das pessoas do Concurso Público que a Justiça suspendeu.

O Secretário do Desenvolvimento da Educação da Cultura e do Desporto, prof. Ivanildo Gomes Fernandes, mesmo em Brasília durante toda a semana cuidando de assuntos relativos à sua pasta e após o bom desempenho da Semana Pedagógico, promete apresentar estudo de reordenação e organização da secretaria que mostra outra realidade da Educação na atual gestão..

Algumas medidas enérgicas, com base nas normas do Ministério da Educação e Cultura, adotadas pelo professor Ivanildo Gomes e a sua equipe técnico-administrativa uma constatação, será apresentado num dia de planejamento, antes do início do ano letivo:“O Concurso Público realizado na administração passada foi realizado por conveniências, para arrumadinhos e todo o quadro do magistério estava mal arrumado”, declarou sem meias palavras o titular da pasta da educação.

Segundo o Secretário Ivanildo Gomes, mesmo tendo que dispensar mais de 80 pessoas admitidas no Concurso Público, por determinação da Justiça de Caraúbas, ele e a sua equipe de trabalho estão conseguindo organizar as necessidades de cada escola de forma que tudo venha a funcionar a contento e com o bom aproveitamento de todos os funcionários do Município. “Pelo que estimo, iremos talvez necessitar de suprir necessidades de professores e de outros profissionais da educação somente na zona rural”, adiantou Ivanildo em conversa com a imprensa caraubense.

Ivanildo opinou ainda que a grande necessidade nas escolas e repartições da educação e de toda a estrutura da Prefeitura Municipal é mesmo da categoria de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG).

MEDIDAS JÁ ADOTADAS PELO SECRETÁRIO E SUA EQUIPE.

· Colocar para a sala de aula professores que estavam em desvio de função
· Agrupar alunos numa só sala de aula, quando havia turma com apenas 20
Alunos, eliminando assim salas de aula criadas só para “arrumar” conveniências de professores.
· Determinação do fechamento do turno noturno na Escola Municipal Jonas Gurgel, no Bairro Leandro Bezerra, onde apenas 26 alunos matriculados na 6ª, 7ª e 8ª séries, ocupavam 20 funcionários, sem contar o consumo de energia e outros itens necessários para o funcionamento deste turno.
· Na Escola Municipal Josué de Oliveira, bairro Sebastião Maltêz Fernandes, após este procedimento, ficaram 8 professores para serem aproveitados nas necessidades de outras escolas.
· Nenhum professor ficará em sala de vídeo ou situações semelhantes e terá direito ao pagamento do Piso Salarial recém instituído pelo Governo Federal e adotado na atual gestão.
· Foi extinto o “benefício” da carga horária dobrada somente para “arrumar” a situação de uma minoria privilegiada, vício constante na gestão anterior.

Após o recadastramento que será iniciado nesta terça feira, dia 16, Ivanildo tem certeza que outras situações irão ser detectadas e a otimização dos profissionais da educação será melhorada.

MEDIDAS ADOTADAS PARA VALORIZAÇÃO DOS EDUCADORES.

O secretário Ivanildo esteve em Brasília e no Ministério da Educação, acompanhado pelo prefeito Ademar Ferreira, pode constatar que “Este ano será o ano da educação.

Todos os municípios que apresentarem projetos serão bem atendidos. Claro os índices e indicadores da educação terão que ser bons ou pelo menos os gestores se comprometer em melhorar”, adianta o educador.


“O IDEB (índice de Desenvolvimento Básico da Educação) teve uma brusca redução na gestão anterior. De 3.1% em 2005, caiu para 2.8% em 2007. Isto terá que se reverter num breve espaço de tempo, envolvendo não só os educadores, mas principalmente os alunos”, compromete-se o professor-Secretário Ivanildo Gomes.


A melhora do IDEB, que este ano volta a ser medido, passa pelas 28 propostas do Plano de Desenvolvimento da Educação. A qualificação profissional, a melhoria no Transporte Escolar, o combate à evasão escolar, a instituição do Piso Salarial Mínimo da categoria da educação e a melhoria da merenda escolar, extensiva agora ao Ensino Médio, serão algumas das medidas que adotaremos em parceria com os governos estadual e federal, para que estimulemos os nossos professores e profissionais da área.

Fonte..Assesoria de Inprensa.

Foto..Harrison Willys.

Nenhum comentário: