segunda-feira, 25 de maio de 2009

Deputado Betinho Rosado Propõe mudança na Urna eletronica.


O deputado federal Betinho Rosado (DEM) apresentou um projeto de lei muito relevante. Ele está propondo uma alteração na urna eletrônica, para que ela atenda melhor aos portadores de deficiência visual. Além das teclas que já usam a linguagem Braille, Betinho quer a inclusão de uma mensagem sonora, informando o cargo que está sendo votado. Ou seja, a idéia é que o eleitor escute a mensagem para ter certeza para que cargo está votando.

Isso evitaria que alguém digitasse o voto de prefeito, no momento que a urna pede o voto para vereador. Esse é um problema muito comum, que tem feito crescer o número de votos de legenda nas eleições proporcionais e feito muito candidato ao Executivo perder votos.

No caso das eleições municipais de 2012 o eleitor, ao chegar à urna, receberá a mensagem: “Vote para Vereador”. O eleitor digitará o número do seu vereador e confirmará o voto. Na sequência, aparecerá outra mensagem sonora: “Vote para Prefeito”. O eleitor digitará o número do prefeito e após aparecer a fotografia do escolhido, o eleitor confirmará o voto de prefeito. No caso das próximas eleições, a de 2010, a mensagem sonora antecederá o voto para deputado federal, deputado estadual, governador, senador e presidente.

FONTE - JULIERME TORRES

Nenhum comentário: