terça-feira, 6 de julho de 2010

Projeto cultural leva MPB para as praças de Janduís


Um projeto cultural, realizado pela Companhia de Artes Filhos do Sol, está levando música popular brasileira para as praças públicas do município de Janduís. Além de boa música, o projeto “Encanto MPB na Praça” está capacitando 25 jovens janduienses com oficina de voz e violão, ministrada pelo cantor e compositor Marcos Lima.

De acordo com a equipe dos Filhos do Sol, o Encanto MPB tem como finalidade revitalizar e fortalecer as várias expressões da cultura local, vinculada ao desenvolvimento social e humano da juventude janduiense.

De acordo com o artista popular Daniel Vieira, coordenador da companhia, a meta é aprimorar, criar e fomentar habilidades musicais existentes no município de Janduís e contribuir, dessa forma, para que os jovens despertem interesse pela MPB, priorizando, sobretudo, aqueles em situação de risco.

O Encanto MPB vai funcionar de forma itinerante levando aos bairros de Janduís os diversos estilos da música popular do Brasil. O curso terá uma duração de cinco meses e carga horária de 76 horas dentro de 38 aulas e serão realizadas em praça pública com estandes montados ao ar livre.

Ao término do projeto será realizada uma mostra cultural com os resultados alcançados, envolvendo alunos e toda a comunidade janduiense.

Outra iniciativa do projeto Encanto MPB na Praça é a realização do programa “Anoitecer Cultural” que, além de levar música brasileira para as praças de Janduís, dará oportunidade para os alunos da oficina de música mostrarem todo o seu talento para a comunidade.

O projeto “Encanto MPB na Praça” está sendo viabilizado com recursos do Governo Federal, através do programa Microprojetos Mais Cultura, do Ministério da Cultura com investimentos da ordem de R$ 12.925,00 que estão sendo aplicados na compra de equipamentos de som, projetores, violões e material pedagógico para as oficinas.

São parceiros culturais do projeto Encanto MPB na Praça: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Microprojetos Mais Cultura, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Banco do Nordeste do Brasil, Ministério da Cultura e Governo Federal e conta com a colaboração da Prefeitura de Janduís, Igreja de Santa Teresinha e sonorização de Carlos Som.

Nenhum comentário: