terça-feira, 13 de julho de 2010

PSE promove saúde e prevenção nas escolas de Janduís


Alunos da rede municipal e estadual de ensino de Janduís estão recebendo acompanhamento de equipe multifuncional de saúde, através do Programa Saúde na Escola.

O projeto conta com médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos que fazem esse atendimento nas escolas, bem como palestras de sensibilização sobre prevenção e promoção em saúde. O Município recebeu do Governo Federal balanças, aparelhos de medidas de pressão arterial, fitas métricas e outros aparelhos utilizados para acompanhar o desenvolvimento físico dos alunos. O PSE acontece através de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

Os profissionais da saúde fazem esse atendimento em dias agendados nas escolas da zona urbana e rural de Janduís. Cada aluno possui ficha individual com seus dados e informações das avaliações médicas. Higiene, reeducação alimentar, escovação dos dentes, aplicação de flúor e importância das atividades físicas são apenas alguns dos pontos trabalhados pela equipe de saúde. Os professores também recebem treinamento específico que auxilia todo esse trabalho.

Até pela vocação cultural do município de Janduís, as atividades são recheadas com produção de cartazes informativos, peças e esquetes teatrais, espetáculos de dança e música, programas radiofônicos, exposição dos trabalhos e mostras culturais.

De acordo com a avaliação dos enfermeiros as crianças são encaminhadas para consultas clínicas no Centro de Saúde de Janduís. No caso de identificação de baixo peso, por exemplo, os alunos são enviados para o projeto Sala Especial da Creche Tia Alice, onde recebem um acompanhamento mais aprofundado, sobretudo no quesito nutricional. O resultado desse empenho é que o Município comemora o fato de em Janduís não existirem crianças desnutridas.

Para o cirurgião-dentista Dr. Mário Avelino os resultados do PSE já são visíveis. Ele cita como exemplo os alunos da pré-escola, onde houve redução considerável no índice de cáries nos dentes, após o início do programa. Ele acrescenta que os alunos são estimulados a escovarem os dentes logo após a merenda escola e que isso cria o hábito deles fazerem o mesmo em casa e ainda incentivarem os pais.

Segundo o enfermeiro Lindomar de Figueiredo, as palestras de sensibilização abordam temas como doenças sexualmente transmissíveis, hanseníase orientações sobre uma alimentação mais saudável. E que a estratégia vem alcançando resultados positivos, entre pais, alunos e professores.

Já o secretário de Saúde Neto Freitas complementa que o trabalho desenvolvido pelo PSE está inserido numa filosofia de trabalho que estimula a prevenção e a promoção em saúde, ressaltando que o trabalho direto nas escolas municipais e estaduais, das zonas urbana e rural de Janduís, incentiva as famílias, a partir dos seus filhos, sobre a importância de cuidar da própria saúde.

Nenhum comentário: