quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bombeiros do RN alertam: "O uso de panela de pressão requer cuidados"”

Ao cozinhar um alimento no fogão há cuidados indispensáveis que precisam ser tomados para evitar acidentes domésticos, como a explosão da panela de pressão, que pode ocasionar prejuízos materiais e até afetar fisicamente pessoas que estejam próximas. Para evitar que acidentes desta natureza aconteçam, o Corpo de Bombeiros orienta a dona de casa a seguir as dicas abaixo para garantir mais segurança.

1- Verifique se o utensílio tem o selo do Inmetro e compre-o somente em lojas e depósitos credenciados. Não é recomendável comprar esse tipo de panela de ambulantes, pois não há garantia de procedência, o que pode ser perigoso para quem vai utilizar o material. O selo do Inmetro em panelas de pressão, criado desde 2009, irá garantir que cada panela seja marcada, de maneira clara e permanente, com as seguintes indicações:


Nome do fabricante ou símbolo de identificação;

Capacidade volumétrica, bem como a pressão nominal de trabalho;

Número desta Norma;

Identificação que garanta a rastreabilidade do produto (lote, nº de série).



2- No uso diário, o ideal é colocar os condimentos e temperos na panela após a utilização da pressão. Primeiro deve-se amolecer os alimentos com a pressão e somente depois colocar os temperos. Isso diminui o risco de obstrução da válvula e, consequentemente, de acidentes.

3- Respeite a capacidade da panela indicada pelo fabricante. Coloque apenas o volume de alimento e água indicado no manual de instrução, isso previne o desgaste do utensílio e a sua deformação. O indicado, geralmente, é usar 65% da capacidade do utensílio.

4- É importante também observar o tempo de permanência no fogo, indicado no manual. Não pode ultrapassar 15 minutos, marcado a partir do início da fervura. Após este tempo, o fogo deverá ser apagado e o alimento permanecerá cozinhando apenas na pressão por mais cerca de 20 minutos.

5- Enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão. Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente está obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Para isso, basta levantar a válvula.

6- Somente deve-se abrir a panela quando ela estiver totalmente sem pressão.

7- O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada.

8- Após o uso da panela, os resíduos de gordura têm que ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão para não ocorrer obstrução, no uso posterior. A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Não se deve guardar a borracha na tampa para que ela não perca a elasticidade.

9- De acordo com o Instituto Nacional de Qualidade Industrial (Inmetro), a válvula não pode estar deformada e deve ser trocada a cada cinco anos. Também é preciso mantê-la sempre limpa para garantir a saída do excesso de vapor.

10 - Um dos segredos é abaixar o fogo quando a saída do vapor começa a fazer barulho na válvula. Isso é sinal de que o interior da panela está sob alta pressão e o fogo alto não adiantaria em nada o cozimento.

11- A conservação da borracha também é responsável pela vida útil da panela, por isso ela precisa ser lavada separadamente. A vida útil de uma borracha desta varia em média três meses.

Entre os dias 27 de junho e 01 de julho, todos os Corpos de Bombeiros do Brasil estarão realizando em seus Estados a Semana da Prevenção.

“No RN, os bombeiros estarão realizando, neste período, diversas atividades em escolas e centros comerciais visando orientar os cidadãos quanto à importância de se estimular a cultura preventiva. Esta medida visa a realização de ações, pró ativas, de segurança a fim de reduzir as ocorrências de acidentes domésticos no Estado”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Nenhum comentário: