segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Caraúbas já formou 1.500 no Proerd e terá Ronda Escolar em 2013

No Oeste do Rio Grande do Norte, o município de Caraúbas foi o primeiro a implantar, através de uma parceria com o Governo do Estado, o Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), que formou mais uma turma sábado passado (dia 10) no combate as drogas.




A coordenadora estadual do programa, a Tenente Coronel PM Margarida Brandão, informou ao prefeito Ademar Ferreira, do PMDB, que Caraúbas já foi escolhido para receber outro programa igualmente importante no combate a violência: O Ronda Escolar.


Sobre o PROERD, Margarida Brandão destacou o trabalho do policial designado para coordenador o programa no município: Hudson Neimar. Dedicado, já formou 1.500 jovens. No final de semana passado foram 350. O encerramento foi feito com um arrastão na cidade.


O secretário de Educação Francisco de Assis Batista, de Caraúbas, destacou a importância do trabalho no apoio ao combate a violência no Rio Grande do Norte. “São milhares de jovens que recebe orientação de como enfrentar o assédio dos traficantes”, diz o secretário.


O prefeito Ademar Ferreira vê como uma semente que está sendo plantada para o futuro promissor, não só de Caraúbas, mas para todo o Rio Grande do Norte. Sobre o Ronda Escolar, o prefeito declarou que será muito bem vindo ao município.


O Ronda Escolar é um programa que visa mais a questão do apaziguamento nas unidades de ensino da cidade implantada. Isso, realizando rondas freqüentes pelos arredores de escolas e pregando a disciplina e a ordem nos ambientes de ensino.


A tenente Coronel Margarida Brandão explicou, no entanto, que o programa só deverá ser implantado efetivamente em Caraúbas/RN provavelmente em 2013, quando o Governo do Estado já tiver realizado mais um concurso para a Polícia Militar.


Encerramento – O Proerd é concluído com uma solenidade de entrega dos certificados, com a presença de autoridades locais e da coordenadora estadual do programa. Em Caraúbas, foi um pouco além. Foi realizado um arrastão na tarde de sábado (10), puxado pela Banda "Nova Geração PROERD", que recebe apoio da Prefeitura de Caraúbas, através da Secretária Municipal de Educação. O arrastão saiu da Escola Estadual Lourenço Gurgel e encerrou na Escola Estadual Antônio Carlos, onde foi feito o sorteio de bicicletas e posteriormente os mais de 350 alunos fizeram o juramento o que lhes formou.




Como funciona o PROERD?


O PROERD é destinado para escolas da rede estadual, municipal e particular de ensino. Consiste na aplicação de 10 lições aos estudantes da 4ª, 5ª e 6ª série do ensino fundamental. As aulas são semanais e ministradas por um policial militar fardada especialmente selecionado. As lições ensinam às crianças e adolescentes como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. Quem participa receber um certificado ao final. Para a escola participar, basta entrar em contato com a unidade de Polícia Militar mais próxima e assinar um simples protocolo ou convênio.

Nenhum comentário: