quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Veja aponta Sandra Rosado entre os 40 melhores deputados federais do Brasil

A deputada federal Sandra Rosado (RN), líder do PSB na Câmara dos Deputados, aparece na revista Veja desta semana na lista dos 40 melhores deputados federais do Brasil. A parlamentar ficou em 38º lugar de um total de 201 deputados avaliados.
A lista foi elaborada em parceria com o Núcleo de Estudos do Congresso (Necon), do Rio de Janeiro, que avaliou os parlamentares brasileiros a partir de seus posicionamentos em votações de interesse popular.
Do Rio Grande do Norte, apenas Sandra Rosado e o deputado federal Felipe Maia (DEM), que ficou em 61 º, aparecem na lista. Já da bancada federal do PSB, 15 parlamentares foram apontados com atuação exemplar pela Veja; sendo que 8 dos 15 destacados figuram entre os 100 primeiros da lista.
“Fico muito feliz por ver que a participação mais ativa do PSB nas decisões tomadas na Câmara em 2011 foi reconhecida. E a bancada manterá a coerência e a unidade partidária nas discussões no próximo ano, sempre pautada pela democratização do bem-estar social de forma ética e responsável”, comemora a líder Sandra Rosado.
De acordo com a pesquisa, o posicionamento dos políticos em discursos e votações em relação a questões vitais ao País foi determinante para a classificação. “É sempre bom saber que a nossa ação é usada em favor daqueles que nos confiaram o voto e veem que estamos honrando o mandato com trabalho e justiça”, enfatiza Sandra Rosado.

Como se deu a classificação
Para medir a atuação dos deputados, a revista Veja identificou oito eixos: carga tributária menor e sistema tributário mais simples, infraestrutura, qualidade de gestão pública, combate à corrupção, qualidade da educação, marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes, diminuição da burocracia e equilíbrio entre os Três Poderes.
Antes de envolver o Necon, a revista aplicou uma “cláusula de ética” para eliminar da análise os parlamentares envolvidos em escândalos ou de conduta questionável. Só depois foi possível estabelecer o critério que permitiu classificar os parlamentares em um ranking.
Foram, então, selecionadas 54 proposições mais relevantes (e votadas até setembro do ano corrente) entre todas as centenas de medidas provisórias, projetos de lei e propostas de emendas à Constituição que tramitaram no Congresso Nacional em 2011.
Cada uma das proposições analisadas foi classificada com favorável ou desfavorável, de acordo com seu impacto sobre os oito eixos pré-definidos.
O segundo passo foi selecionar as ações parlamentares. O Necon fixou-se em: pareceres em relatoria, apresentação de emendas, posicionamento em votação nominal e pronunciamentos em plenários e comissões. Essas ações foram medidas em termos da frequência de sua ocorrência e de acordo com seu impacto favorável ou desfavorável aos oito eixos.

Confira quais deputados do PSB figuram na lista dos melhores do Brasil:

Edson Silva (CE)
Sandra Rosada (RN)
Luiz Noé (RS)
Ana Arraes (PE) – atual ministra do TCU
Paulo Foletto (ES)
Givaldo Carimbão (AL)
Pastor Eurico (PE)
Valtenir Pereira (MT)
Abelardo Camarinha (SP)
Valadares Filho (SE)
Júlio Delgado (MG)
Keiko Ota (SP)
Jonas Donizette (SP)
Fernando Coelho Filho (PE)
Glauber Braga (RJ)

Nenhum comentário: