sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sinais das TVs Educativas e locais na grade da TV Cabo Mossoró



A TCM (TV Cabo Mossoró) oferece mais de 80 canais de vários estilos de programação advindos das mais variadas fontes geradoras do país e do mundo. O diferencial da TCM é seu Line-up (grade) enriquecido pela programação da região – TVs de Natal e Fortaleza, e local. De todos os  canais que a TCM recebe apenas dois não chegam através de satélite: A TV Comunitária - canal 44 e a TV Mossoró - canal 34.

  A TV Mossoró, por exemplo, oferece seu sinal em VHF, que em qualquer TV Cabo do Brasil teria que passar pelos Encoders para poder ganhar a via fibra ótica e chegar a casa do assinante. Assim, a  imagem poderá perder qualidade, principalmente se o sinal oferecido pela geradora não é forte-adequado aos equipamentos de uma TV Cabo. Essa é uma das razões que fizeram as TVs abertas transmitirem o sinal para as TVs Cabo via satélite para garantir a qualidade da imagem. 

Afinal, os equipamentos de ultima geração da TVs Cabo, cada vez mais exigidos pela Anatel, estão ficando mais sofisticados,  todos em Digital e HD – alta definição - o que dificulta a leitura dos sinais que chegam ainda em modo analógico, como é o caso do VHF da TV Mossoró.

“A direção da TV Mossoró tem conhecimento da questão analógica de seu sinal VHF e que não há nenhum prurido entre as empresas. A TV Mossoró tem objetivos de uma TV local e a TCM quer Cabo, tem outros objetivos e outras metas, sobretudo, oferecer a cidade uma gama de canais, inclusive internacionais, associados a serviços de internet fibra ótica e outras modalidades de multimídia que virão.

Portanto, empresas bem diferentes, objetivos diferentes, caminhadas diferentes. O mais importante é que todo empenho está sendo feito em Mossoró para melhorar todos os sinais e o mossoroense seja contemplado”, explica o diretor-presidente da TCM, Milton Marques de Medeiros.

 Quanto a posição do Canal 34 (TV Mossoró) no Line-up da TCM, o que a Lei determina é que “uma geradora local esteja apresentada no  pacote básico”, isto é, que todos os assinantes da operadora recebam o sinal dela. 

Já quanto a disciplina na distribuição dos canais compete a operadora. Mas a Anatel recomenda que haja um bloco com as TVs Comerciais, que em Mossoró  estão entre os canais 2 a 13, e as TVs Educativas. 

Estas devem ficar distribuídas estrategicamente para que o telespectador tenha sempre a mão um canal cultural próximo. Na TCM, as Educativas estão nos seguintes canais: TV Brasil – canal 23, TV Senac - 27, TV Cultura Canal – 29,  TV Mossoró – Canal 34, TV Futura - 39 e TV Escola, que provisoriamente  está no 82 e irá para o grupo básico.

Nenhum comentário: