terça-feira, 14 de agosto de 2012

PA 9 de Outubro terá Sistema de Abastecimento D’água


No fim da tarde de ontem, dia 13 de agosto, um grupo de assentados do Assentamento (PA) 9 de outubro, localizado à margem direita  da RN 117, sentido Caraúbas/Mossoró recebeu a notícia que a muito desejariam ouvir em definitivo: A agrovila terá o problema da falta d’água e demais problemas que os comunitários enfrentam resolvidos em breve.

Foram várias reuniões no PA e na Presidência da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), em Natal, entre moradores, o prefeito Alcivan Viana e representantes de vários segmentos interessados na resolução da falta d’água.

O Gerente Regional da CAERN- Mossoró e Região- O engenheiro Nehilton Barreto anunciou que a comunidade terá o seu próprio Sistema de Abastecimento d’água com gestão dos próprios assentados.

O mecanismo encontrado pela empresa foi a derivação do sistema adutor central que abastece a cidade de Caraúbas, distante cerca de 20 km do centro da cidade para servir também a comunidade assentada. 

“Foi a melhor notícia que ouvimos nos últimos tempos em nossa comunidade assentada”, manifestou o seu contentamento Luzilene de Oliveira Cunha-Lena- Presidente  da Associação Comunitária do PA 9 de outubro.


Presentes a reunião do PA 9 de outubro, o prefeito Alcivan Viana e auxiliares ,  Secretário de Governo Zilenildo Morais de Menezes e Ana Paula da Chefia de Gabinete, José Carlos que coordena a CPT, Adriano Clementino do Fórum de Associações Comunitárias do Município(FOCAMPO), entre outras autoridades representativas do setor ruralista e da Reforma Agrária.

“Vocês terão que ter o sistema interno do PA, com gestão própria e ao mesmo tempo terão que estabelecer critérios de uso para a água que será somente para o consumo humano” explicou o engenheiro Nehilton Barreto gerente da CAERN.

Em suas explicações, Nehilton falou também que a tarifa a ser cobrada aos consumidores, que terão consumo controlado por hidrômetro, será uma tarifa diferenciada, menor que a cobrada na cidade e compatível com os colonos.

Reservatório, rede de distribuição e outros equipamentos deverão ser instalados na agrovila.
 A construção e colocação deste equipamento serão financiadas com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em parceria com a CAERN, que cuidará da assessoria e manutenção técnicas e da Prefeitura que terá decisiva participação na consolidação na resolução deste problema que atualmente aflige as famílias do PA 9 de outubro.     

 Ao final da reunião o prefeito Alcivan Viana anunciou a solução de outros problemas reivindicados pelos assentados, em reuniões anteriores, sendo que em curto, médio e longo prazos.

Nenhum comentário: